Março Amarelo: câmara legislativa aprova criação de Dia e Semana Nacional para luta contra endometriose.

O Março Amarelo é uma campanha mundial de conscientização sobre a endometriose e visa, mais que tudo, disseminar informação sobre a doença que afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil causando, dentre outras consequências, a infertilidade. Aqui no Brasil, a iniciativa conquista mais um passo: foi aprovada, na câmara legislativa, no dia 19 de Fevereiro de 2020, a criação do Dia Nacional de Luta contra a Endometriose.

O avanço é uma notícia que anima toda a comunidade médica e profissionais de saúde, além de todas aquelas mulheres que enfrentam e convivem com os efeitos da doença e também as que porventura já têm a doença mas ainda não descobriram por falta de informação. A instituição dessa data visa realizar ações de conscientização e diagnóstico precoce da endometriose, que atinge mais de 6 milhões de brasileiras.

A data escolhida para se comemorar o Dia Nacional da Luta contra a Endometriose é o dia 13 de março. Também foi aprovada em plenário a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. O texto ainda segue para o Senado Federal.