Nota de esclarecimento sobre matéria do jornal O Estado de São Paulo “Mudança em regra de reprodução assistida faz surgir ‘Tinder dos óvulos’”

A Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH vem por meio desta nota se manisfestar para trazer esclarecimentos a seus associados sobre matéria jornalística veiculada hoje, dia 12 de maio de 2018, pelo jornal “O Estado de São Paulo”, com chamada absolutamente EQUIVOCADA cujo título diz “Mudança em regra de reprodução assistida faz surgir ‘Tinder dos óvulos’”.

Não houve e nem há na atualização da Resolução nenhuma mudança ou menção a aplicativos ou a comércio de óvulos. A Resolução diz simplesmente que a doação de gametas é permitida, o que não é fato novo, pois desde a primeira resolução em 1992 (Resolução 1358/1992) já se permitia a doação de gametas. É importante ressaltar que o Conselho Federal de Medicina vem, ao longo dos últimos 26 anos, se mantendo na vanguarda mundial no que diz respeito às normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida.

A SBRH lamenta a desinformação e orienta formalmente seus associados a não participar de nenhum aplicativo ou plataforma de busca de pacientes.

Dr João Pedro Junqueira Caetano
Presidente SBRH

Parceiros